2. Abertura do diafragma
o diafragma é a pupila da lente. ele pode ser mais aberto ou mais fechado para controlar a entrada da luz.
A primeira configuração que vamos conhecer para controlar a quantidade de luz que entra na nossa câmera (ou seja: para controlar a exposição) é a abertura do diafragma.
O diafragma fica na sua lente e se parece com isso:
Por este buraquinho é que a luz vai passar na hora da foto. E a configuração é simples: quanto maior ele ficar, mais luz entra. Quanto menor ele ficar, menos luz entra. Ele funciona como a pupila do nosso olho: fica maior para absorver mais luz quando necessário.
Como configurar a abertura?
A abertura do diafragma é medida em um valor chamado “f”. Quanto menor o valor f, mais aberto estará o diafragma (isso pode confundir um pouco a princípio.)
A abertura f/2.8, então, deixa entrar mais luz do que a abertura f/11.
Lentes e abertura
O valor f é um padrão. Quer dizer que a abertura f/2.8 é exatamente igual em todas as lentes e permite exatamente a entrada da mesma quantidade de luz.
Mas cada modelo de lente tem aberturas máximas e mínimas diferentes. Como valores f mais baixos (como f/1.8 e f/2.8) permitem maior entrada de luz, lentes que possuem essa abertura máxima costumam ser as mais caras. A abertura mínima normalmente fica entre f/11 e f/22 e por isso não é nem citada no nome dos modelos.
Você vai ver esses valores na descrição das lentes. Por exemplo: uma 50mm f/1.8 tem a abertura máxima de 1.8.