terça-feira, 4 de junho de 2013

Cores e contrastes na fotografia- CUIDADO !!!!

Refleti bastante antes de escrever este pequeno artigo. Pois o assunto é tão complexo e ao mesmo tempo tempo empolgante  que, o maior desafio foi sintetizar em poucas linhas os conceitos sobre cores e contrastes dentro do contexto da fotografia para amadores.  Mas vamos ao que interessa, ou seja, dicas para produzir imagens de alto impacto com cores vibrantes, vividas e impressionantes como nos quadros os artistas Franceses do Século XVIII.
Claude Monet vivia no campo, a obsessão por seu jardim com plantas aquáticas deu origem às obras mais famosas do pintor, como O Lago com Ninfeias, de 1899.
Não tenho a pretensão de qualificar um iniciante para criar fotografia de alto impacto usando as cores. O assunto requer aprofundamento no estudo e principalmente muita pratica para treinar o olhar e aprender a lidar com o alcance dinâmico das composições.
Neste artigo busquei criar um pequeno tutorial de fotografia com as informações relevantes para os fotógrafos que desejam realizar imagem cujas cores são os elementos de destaque.
Cores – Conceitos importantes
Compreender alguns conceitos básico sobre as cores poderá ajudar na seleção de componentes de uma cena.
As três cores tidas como primárias (amarelo, azul e vermelho) são as mais fortes e cada uma delas tem seu potencial de impacto em uma imagem, mesmo quando usadas individualmente. As Cores Puras são as primárias, pois eles simplesmente “são”. Eles existem sem necessitarem de qualquer mistura. A seleção de cores adequadas proporciona uma composição que parece saltar aos olhos e para tanto é importante saber balancear cores brilhantes e cores plácidas. Para entender como as cores reagem entre si (em pares ou em grupos) é necessário observar a posição que elas ocupam na Roda das cores – ou Círculo Cromático.
Círculo cromático
Cores que estão lado a lado são mais harmoniosas, bem como as cores que se opõe são cores complementares e que quando combinadas garantem um contraste imediato .
Cores Primárias
O branco e o preto não pertencem ao círculo Cromático.A combinação somente do branco com o preto dá origem às Cores Acromáticas.
Cores acromáticas

Harmonia 
Quando falamos de harmonia na composição de cores devemos considerar as três tipos básicos de combinações harmônicas:
A) Combinações Complementares
Resultados
B) Combinações Análogas
Resultados
C) Combinações Tríades
Resultados
Gostaria de indicar aqui um link muito bacana com esquemas de cores onde você poderá visualizar formas de armonizar as cores de suas composições : www.colorschemedesigner.com
A influencia das cores
Quando estamos produzindo uma imagem, nem sempre percebemos a influencia que da cores na cena poderão causar no observador. Mas ela existe e será notada facilmente pelas pessoas que vão ver suas imagens.  
 
Cores claras são percebidas como mais amigáveis, informais
Cores opacas enviam uma mensagem de conservadorismo e às vezes até timidez
Cores escuras, opacas e frias retrocedem o olhar
Cores escuras são percebidas como mais autoritárias, fortes, dramáticas;
Cores intermediárias são clássicas e neutras
Cores vivas passam uma mensagem de energia, entusiasmo, diversão;
Cores claras, vivas e quentes “avançam” ao olhar;
  
 Exemplos de uso de cores :
CORES PRIMÁRIAS
 
CORES QUENTES
CORES FRIAS
CORES CALMAS
CORES BRILHANTES
CORES OPACAS
CORES MONOCROMÁTICAS
CORES CONTRASTANTES
CORES ABSTRATAS
CORES DISCORDANTES
Cores predominantes  
 As cores predominantes nas composições fotográficas tornam-se a identidade da fotografia. No caso dos retratos, essas cores precisam entram em harmonia tanto com o retratado, como também com o restante dos elementos do retrato (roupa, cenário, cabelo, maquiagem).
 
É nesta captura e identificação de cores predominantes que é possível reconhecer as sensações e efeitos que o fotógrafo quer transmitir em suas fotografias. 
Vejamos alguns exemplos:
 
 
Identificamos as cores secundárias predominantes nas frutas
A cor dos legumes no detalhe

A cor verde do parque predomina.
Equilíbrio de Brancos
No momento da produção ( quando estamos realizando as fotos) é super importante se certificar que o ajuste da câmera esteja de acordo com as condições de luz do local para a melhor captura das cores.
O equilibro de brancos ou balanço de branco (em inglês ‘White Balance’ ou WB) é o processo de remoção de cores não reais, de modo a tornar brancos os objetos que aparentam ser brancos para os nossos olhos. O correto balanço de branco deve levar em consideração a “temperatura de cor” de uma fonte de luz, que se refere a quão ‘quente’ ou ‘fria’ é uma fonte de luz. Nossos olhos (e cérebros) são muito bem treinados para julgar o que é branco em diferentes situações de luz, mas câmeras digitais normalmente encontram grande dificuldade ao fazê-lo usando o ajuste de branco automático (‘Auto White Balance’ ou AWB). Um balanço de branco incorreto pode gerar imagens ‘lavadas’ com azul, laranja e mesmo verde; que são irreais e podem chegar a estragar fotografias. Para fazer o ajuste de branco na fotografia tradicional é necessário recorrer ao uso de filtros ou filmes para as diferentes condições de luz, mas, felizmente, isso não é mais necessário na fotografia digital. Compreender como o balanço de branco digital funciona pode ajudá-lo a evitar a aparição de tons indesejados gerados pelo AWB, e assim melhorar suas fotos numa grande gama de condições de luz.
Neste tópico não vou me estender no assunto mas vou indicar a leitura de um artigo neste site, onde falamos especificamente de equilíbrio de brancos em suas fotografias.
Pós produção – destacando cores
Por mais que sua câmera seja e lentes seja perfeitas e devidamente ajustadas para a cena, há um outro elemento que é importante em um fotografia de impacto:  A percepção do observador!
Felizmente na fotografia digital existem recursos que permitem ‘manipular’ os elementos que conduzem esta percepção buscando destaque para aquilo que desejamos mostrar no trabalho. Estamos falando do ajustes pós-produção que em geral são feitos em programas como Photoshop Ligthroom da Adobe, ou simplesmente no Picasa do Google é um software gratuito.
As principais dicas para edição destacando as cores  é mexer nas Curvas (Imagem > Ajustes > Curvas), aumentar a Saturação (Imagem > Ajustes > Matiz/Saturação), e se for preciso, suavizar alguma coisa na Cor Seletiva (Imagem > Ajustes > Cor Seletiva), escolhendo a cor muito marcada e diminuindo o preto nela. Pra quem tem o Photoshop CS3, a Exposição (Imagem > Ajustes > Exposição) também pode ajudar, é só diminuir o deslocamento.
Quando o fotógrafo amador está fazendo uma composição é importante compreender os conceitos básico das cores. Afinal, o ideal é buscar harmonia, reduzir conflitos e agradar o espectador. Mas nada supera o bom senso!
Espero que tenham gostado do conteúdo deste artigo que possa ajudar em suas próximas fotografia.
Bons cliques !

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