quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Aprenda a fotografar em 7 lições- Lição nº 1

O que é exposição ? 

a exposição é a forma como controlamos a luz que forma uma fotografia.
Conseguimos ver o mundo porque tudo reflete luz - isso já aprendemos lá no ensino fundamental. Cada objeto reflete a luz de um jeito e é assim que conseguimos ver diferentes formatos e cores. Nosso olho e a câmera trabalham de forma parecida: absorvendo o espectro de cores e luminosidade de tudo que está a nossa volta! A cor preta, por exemplo, absorve toda a luz, enquanto a cor branca reflete toda a luz. É graças a esse princípio que a fotografia existe.
Toda vez que vamos fotografar, a luz passa pela lente e chega ao sensor da câmera. Cada pedacinho de luz contém um pouco de informação: é a luz refletida dos objetos que está indo até o nosso olho e, também, até a nossa câmera, para se transformar na imagem que está a nossa frente.
Para nossa câmera criar as imagens estáticas que chamamos de “fotografias”, uma certa quantidade de luz deve passar pelas lentes por um tempinho para que possamos reproduzir aquele instante.
Não podemos deixar passar luz demais ou nossa foto ficará superexposta .
Ou seja: ela ficará muito clara!
Não podemos deixar passar luz de menos ou nossa foto ficará subexposta .
Ou seja: ela ficará muito escura!
Aposto que você já lidou com situações em que as fotos ficaram muito claras ou muito escuras, certo?
Às vezes, usamos isso de propósito. Mas a princípio buscamos fotos com uma exposição balanceada .
Como expor corretamente
Modos de medição:

A câmera possui um mecanismo feito para nos ajudar a chegar na exposição correta: é o fotômetro. Ao olhar para o visor da sua câmera, você verá uma pequena régua.

O pequeno retângulo/ponteiro embaixo da régua mostra o que a sua câmera acha da exposição atual. Quando ele está exatamente no meio, como na imagem acima, quer dizer que sua câmera considera que a exposição está equilibrada. Se vai para a esquerda, ela considera que a foto está subexposta, e para a direita, superexposta.
Sua câmera usa o fotômetro para medir uma cena de várias formas diferentes. Os modos de medição permitem que você escolha o jeito mais adequado e assim trabalhe com o fotômetro de forma avançada.

Duas formas famosas de medição são a pontual e a matricial.
Na pontual, sua câmera só mede o que está no centro do quadro. Isso pode ser útil caso exista uma diferença grande de luminosidade na cena e você queira medir somente uma parte dela (como um retrato onde a pessoa está na sombra mas o fundo está sob o sol.)
Na matricial, ela mede tudo o que está no quadro. Este modo é útil para momentos de luminosidade bem distribuída na cena, como em uma foto de paisagem.
Ou seja: ao apontar para uma

cena, você vai mexer nas configurações da sua câmera para que o ponteiro fique centralizado, controlando a quantidade de luz que vai entrar pela lente.
Quando o ponteiro está à direita, a sua câmera está dizendo que há muita luz!
O resultado será uma foto superexposta.
Quando o ponteiro está à esquerda, a sua câmera está dizendo que não há luz suficiente!
O resultado será uma foto subexposta.









Nenhum comentário:

Postar um comentário