Existem muitos estudos sobre as cores dominantes na fotografia, mas muito poucos adotam a percepção da visão humana como a principal elemento neste processo. Meu objetivo neste conteúdo é fornecer algumas informações para se identificar cores dominantes nas imagens, o mais próximo possível da forma como as pessoas as percebem. Para alcançar este objetivo vamos filosofar um pouco sobre o assunto “cor”.
Dados objetivos mais elementares da cor:
• Uma energia: a luz
• Um corpo onde a superfície absorve ou reflete toda ou parte da luz incidente
• A percepção pelo olho, de uma cor
• Uma energia: a luz
• Um corpo onde a superfície absorve ou reflete toda ou parte da luz incidente
• A percepção pelo olho, de uma cor
Definitivamente, o que é cor? Nada mais do que uma SENSAÇÃO.
SENSAÇÃO DA COR
• Elemento físico (luz)
• Elemento fisiológico (olho)
PERCEPÇÃO DA COR
• Elemento físico (luz)
• Elemento fisiológico (olho)
• Dados psicológicos
SENSAÇÃO DA COR
• Elemento físico (luz)
• Elemento fisiológico (olho)
PERCEPÇÃO DA COR
• Elemento físico (luz)
• Elemento fisiológico (olho)
• Dados psicológicos
Estímulos:
1. COR LUZ – radiação luminosa visível que tem como síntese aditiva a luz branca. Sua melhor expressão é a luz solar, por reunir de forma adequada todas as cores existentes na natureza. As faixas coloridas que compõem o espectro solar, quando tomadas isoladamente, uma a uma, denominam-se luzes monocromáticas.
1. COR LUZ – radiação luminosa visível que tem como síntese aditiva a luz branca. Sua melhor expressão é a luz solar, por reunir de forma adequada todas as cores existentes na natureza. As faixas coloridas que compõem o espectro solar, quando tomadas isoladamente, uma a uma, denominam-se luzes monocromáticas.
2. COR PIGMENTO – substância material, que conforme sua natureza absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz que se difunde sobre ela. É a qualidade da luz refletida que determina a
sua denominação.
sua denominação.
Definição de cor
É a sensação provocada pela ação da luz sobre o órgão da visão. Seu aparecimento está condicionado à existência de 2 elementos: a luz (objeto físico, agindo como estímulo); o olho (aparelho receptor, funcionado como decifrador do fluxo luminoso, decompondo-o ou alternando-o através da função seletora da retina). A cor característica de cada corpo, prende-se à faculdade que este tem de absorver uma parte da luz incidente e refletir a outra. Em fim, o assunto cor, é extremamente extenso e seria necessário muito mais que um artigo para desenvolver o assunto por completo, sob risco de ainda ficar devendo definições.
É a sensação provocada pela ação da luz sobre o órgão da visão. Seu aparecimento está condicionado à existência de 2 elementos: a luz (objeto físico, agindo como estímulo); o olho (aparelho receptor, funcionado como decifrador do fluxo luminoso, decompondo-o ou alternando-o através da função seletora da retina). A cor característica de cada corpo, prende-se à faculdade que este tem de absorver uma parte da luz incidente e refletir a outra. Em fim, o assunto cor, é extremamente extenso e seria necessário muito mais que um artigo para desenvolver o assunto por completo, sob risco de ainda ficar devendo definições.
Um pouco de curiosidade: Com a cor era usada no mundo ao longo do tempo- A Historia na Cor
Com essa ligeira introdução percebemos que a análise superficial das cores de uma imagem ou uma cena antes de ser fotografada pode levar a interpretações ambíguas, se considerarmos os diversos fatores que cercam o observador. E estes elementos ainda se ajustam com o passar do tempo.
Cores predominantes
As cores predominantes nas composições fotográficas tornam-se a identidade da fotografia. Vamos ver alguns exemplos a seguir:
O observação da predominância de cores na hora de fotografar é extremamente importante na elaboração da composição fotográfica. Uma boa observação desses elementos levará o fotógrafo a alcançar maior fidelidade e harmonia na fotografia.
Tons-chave
Alem do destaque das cores dominantes, recomenda-se também observar os tons na cena. A preocupação com os tons irá ajudar o fotógrafo na hora de calibrar a exposição da sua câmera.
Basicamente, notamos três tipos de tons em uma cena:
Tons Claros – exposição menor, abertura menor.
- Superfícies claras
- Objentos translucidos
- Paisagens com grande participação do céu durante o dia
- Reflexos ou flare
Tons médios – abertura média com velocidade ajustada ao tipo de cena
- Superfícies com pouco brilho ou não muito iluminadas
- Superfícies translucidas de material denso
- Diversidade de virações de cores
Tons baixos – equilíbrio entre exposição e abertura para não perder informações relevantes
- Silhuetas
- Poucos pontos de luz
- Luz incandescente
- Objetos opacos
Os tons e a exposição
Os cuidados que recomendamos no ajusta da exposição a partir da observação dos tons ajuda o fotógrafo no processo de tomada de decisão para calibra sua câmera buscando o melhor resultado na captura da imagem.
Propomos o raciocínio a seguir:
- Configurações:
- Prioridade de abertura
- ISO
- Balaço de Brancos
- Modo de medição
- Matricial (Evaluative/Matrix) [( )]
- Parcial (Partial) [ O ]
- Pontual (Spot) [ * ]
- Luz
- Pouca luz
- Luz direta
- Muita luz
- Tons-chave
- Tons-claros
- Tons-médio
- Tons-Escuros
- Alcance Dinâmico
- Compatível
- Médio
- Alto
- Reviso tudo novamente
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