Na linguagem fotográfica existem muitos elementos que são importantes para composição. hoje vamos falar de escala e referencias.
Antes de passar aos pormenores mais a fundo, é importante referir que a composição fotográfica tem princípios básicos, e que são: o motivo que é o assunto/pessoa da sua fotografia, o espaço, ou seja é o local ou o visor da sua máquina fotográfica aonde os vários elementos se dispõem e reúnem, e finalmente os planos, que podem ser muitos e variados, e onde estão localizados os vários motivos.
ESCALA
É um recurso usado para fazer um determinado destaque nas suas fotografias, através do ângulo em que se posiciona o fotógrafo. A atenção do espectador concentra-se entre várias coisas, no maior elemento numa imagem e/ou fotografia, que pode ser um objeto, o espaço vazio, uma sombra, etc, e assim sendo, colocar o motivo da sua fotografia com um tamanho maior do que os outros elementos situados no espaço da sua fotografia, deverá ser um modo de dar destaque ao assunto. Lembre-se que se fizer uma fotografia de cima para baixo, poderá aumentar o tamanho do assunto na imagem, fazendo por exemplo com que uma pessoa pareça mais alta e mais magra, acontecendo o contrário se fizer a fotografia de um plano inferior.
Exemplos:
Troque da ilusão de tamanho- Quando usamos um objeto ou pessoa em primeiro plano “conectado” e um segundo elemento que está nítido no fundo da imagem, para da a impressão de que ambos estão no mesmo plano, causando o efeito de “Gigantes”. Truque fotografia muito comum e divertido.
Os primeiro plano conectado ao assunto em segundo plano.
O tamanho de um motivo, do objeto da sua fotografia é relativo e aparente, porque a lente da máquina fotográfica, não vê exatamente o que o olho humano vê, e poderá acontecer que se aproximar da câmara o seu objeto ele vai parecer maior do que realmente ele é, e o contrário também é verdade, diminuindo o tamanho de um ponto de vista mais distante
REFERÊNCIA
O uso do recurso de escala não se limita a somente a esta aplicação de ilusão. Quando fotografamos um assunto de grande ou pequena proporção, usa-se uma referencia para que o espectador possa ter uma ideia da dimensão do assunto.
Exemplos:
Conseguimos imaginar a altura da árvore porque há pessoas ao lado.
Estrada ou ponte – um carro ou uma pessoa passando na ponta dará a noção da sua extensão.
Pessoas dentro do museu mostram a dimensão do prédio.
Torres , monumentos e construções - uma pessoa ao lado da torre , poderá aparecer como um pequeno ponto, mas isso dará uma noção da altura da torre.
Um pessoa ao lado da construção dá a referencia.
Macro - Na fotografia macro pode-se usar escala como referencia , colocando por exemplo ao lado do assunto, um objeto que cujo o tamanho é conhecido ( alfinete ou um palito de fósforo) para que espectador possa compreender quanto a imagem está ampliada.
Espero que tenham gostado.
Bons cliques !
Nenhum comentário:
Postar um comentário